Quilombo do Campinho

  • Casa de Artesanato Quilombo do Campinho

Uma vila formada por moradores descendentes de ex-escravos, o Quilombo do Campinho surgiu na metade do século XIX. Atualmente, abre suas portas para receber visitantes que queiram conhecer sua história e cultura ainda preservada.

Roda de Conversa: Roteiro de Turismo de Base Comunitária – Esse roteiro começa com a contação de história com uma de nossas mais velhas chamada “grio” (detentora dos saberes).Momento em que será narrada toda história de resistência e de luta do Quilombo. Após essa conversa e esclarecimento das dúvidas, saímos para fazer um tour por dentro da comunidade passando no viveiro de mudas agroflorestal, onde falamos um pouco sobre o sistema de plantio que desenvolvemos na comunidade; campo de futebol, núcleos familiares, casa de farinha e casa de artesanato.

Oficina de jongo: dança afro-brasileira nascida na senzala na época da escravidão realizada como limpeza espiritual e tática de se organização e estratégia de fuga. Hoje nosso grupo continua levando essa pratica como uma forma de preservação cultural.